Mito e Mitologia (6 ano) versão 2019


Olá prof. Ed falando, esse texto é conteúdo de sexto ano, que vem depois de abordar símbolos (religiosos), o assunto mostrado aqui nesse texto tem relação com o vídeo postado no nosso canal do youtube. Com informações adicionais, por exemplo exemplos de mitos de criação em diferentes culturas e tradições. Abrçs.


      A palavra Mito ganhou com o tempo o significado mentira. a origem do termo vem do grego Mythos que era usado no sentido de palavra. Porém, o de mentira. Isso tem a haver com a ciência ter se tornado a principal forma de explicar o mundo através do uso da Razão (logos). Porém, com os avanços das chamadas ciências humanas o mito foi ganhando sua devida importância dentro da compreensão sobre uma determinada sociedade. O mito é a base do pensamento religioso, através dos mito é que o pensamento religioso se sustenta. Podemos definir o mito como: uma narrativa fantástica que explica sobre a origem de algo, e ensina sobre alguma questão fundamental para existência humana.

Essas narrativas estão presente em todas as sociedades estudadas, ou seja, não foi encontrado até hoje povos que não possuíssem histórias que explicavam a realidade segundo acreditavam determinado povo. Devemos ter uma noção clara que “Mito” é um termo técnico que usamos para estudar as crenças dos outros, porém, para os povos essas histórias de monstros, heróis, seres gigantes e poderosos eram verdadeiras e eram vivos como eu e você.

Outra coisa importante para entender é que o mito acontece em um tempo primordial (no princípio de tudo), muito longe do ser humano, chamamos esse tempo de Tempo Mítico.

Três tipos de mito:

• Mito Cosmogônico: Fala sobre a criação do cosmos (universo) e tudo o que existe nele

• Mito Teogônico: Fala sobre a criação de deuses e deusas (presente bastante em crenças politeístas)

• Mito Escatológico: Fala sobre o fim do mundo.



É importante lembrar que para efeito de estudo os mitos usam uma linguagem simbólica muito poderosa que fala direto para existência humana. Por exemplo, quando falamos de fim do mundo, pode não ser a destruição de verdade mas sim simbolicamente. Lembrando que, para aqueles que acreditam realmente as histórias são verdadeiras, embora a visão de surgindo e vida mudem de povo para povo e também de época para época.

Vamos ver alguns exemplos de Mitos de criação que são as visões de vários grupos ao redor mundo



POVO XAVANTE -
autodenominado A'uwē ("gente") ou A'uwẽ Uptabi ("pessoas vedadeiras") são um povo original do Brasil, pertence linguisticamente à família linguística jê, a qual, por sua vez, pertence ao tronco linguístico macro-jê. A população xavante soma, atualmente, cerca de 18 214 indivíduos distribuídos em 12 terras indígenas - todas elas localizadas no leste do estado de Mato Grosso.




        O povo xavante reverencia o DANHIMITE. O Danhimite está na água, nos ventos, nos animais, na árvore, nas raízes, nas pedras, no céu, nas estrelas, no sol, na lua, enfim, na natureza.O povo xavante busca a sua força espiritual e física na natureza. A velocidade de um animal pode ser transmitida para o homem, mas o homem tem que acreditar na velocidade do animal. A força de um vento pode ser direcionada, mas o homem tem que acreditar que pode direcionar o vento. O homem pode ter muita caça, mas tem que acreditar que vai ter muita caça.O homem tem que acreditar no DANHIMITE e pedir o apoio dele na caça, na transmissão do dom animal, de manusear a força da natureza.O homem tem que estar perfeito espiritualmente para receber apoio do Danhimite, ele auxilia os homens que buscam a perfeição da natureza.Tudo que se toca é visto pelo Danhimite. Ele dá a bênção para comer, para sonhar, para cantar, para correr, para caçar e tudo mais.Não se pode ver DANHIMITE, pois ele está na natureza e nós acreditamos nele e invocamos o seu apoio quando necessitamos.A natureza se manifesta de maneira que Danhimite deve caminhar



QUÉCHUAS (INCA) -  Os incas, autodenominados Quéchuas, são um dos povos andinos que estavam presentes na América do sul e possuiam uma civilização estremamente avançada com enorme tecnologia agrícola e de deslocamento. O império Inca durou um pouco mais de cem anos.



        Segundo os incas, o ser supremo do mundo era Viracocha. Ele criou os homens a partir do barro e os colocou em cavernas, de onde eles saíram para o mundo exterior. Ele também criou o sol, a lua e as estrelas a partir do lago Titicaca.

        Os próprios incas contavam uma história suas origens (mito de origem, conta a origem do universo e todos os seres) e que era transmitida de forma oral (tradição oral) ou através de gravuras nas cerâmicas, nas paredes dos templos e nas peças de ouro: O mito de MANCO CAPAC e MAMA OCLLO. Os habitantes do lado norte do lago Titicaca (titi que dizer felino, e kaka quer dizer lago, ou seja, lago dos pumas) viviam como sem rumo. INTI, o sol, e MAMA KILLA, a lua resolveram que iriam ajudar e ensinar tudo o que esse povo que morava ao redor do lago Titicaca deveria saber sobre a terra. Assim, ele enviou o casal MANCO CAPAC e MAMA OCLLO. Eles surgiram da espuma do lago TITICACA, carregaram um centro de ouro e caminharam sendo seguidos por uma multidão até encontrarem um lugar com terra fértil, aos pés do morro HUANACAURI, no rio HUATANAY e lá enfiaram o cedro de ouro todo no chão e assim iniciaram a construção da cidade de Cuzco, conhecida como Umbigo do mundo. E o casal Manco Capac e Mama Oclla, ensinou o povo: plantio, colheita, e como cozinhar os alimentos, a construção de casas etc.


YORUBÁ-  ou nagôs constituem um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental, com mais de 30 milhões de pessoas em toda a região. Trata-se do segundo maior grupo étnico na Nigéria, correspondendo a aproximadamente 21% da sua população total. É de lá que vem a crença nos chamados Orixás.
 
Segundo os Iorubás antes do mundo ser criado já existia Olorum, que também é conhecido como Olodumarê, entre Olorum e os seres humanos existiam, ou melhor, existem, Orixás que simbolizam e controlam as forças da natureza.
Dentre os Orixás, um foi escolhido por Olorum para criar o mundo, o nome dele é Obatalá. Obatá recebeu um saco com o qual deveria efetuar a criação, porém, este Orixá considerou-se mas importante do que realmente era e não cumpriu com algumas obrigações, entre elas havia alguns sacrifícios que deveram ser oferecidos a Exu, senhor dos caminhos e das encruzilhadas e quem permite a ligação entre o mundo dos orixás e a tera.
Ao cruzar a porta do além Obatalá deparou-se com Exu, que descontente o acometeu de uma forte sede, já pelo cainho Obatalá com seu cajado furouo trono de uma árvore da qual jorrou um vinho delicioso.
Obatalá bebeu muito e dormiu profundamente, neste momento seu principal inimigo Oduduá o encontrou, roubou o saco que com ele estava e saiu para criar o mundo sozinho.
Ao chegar na beira de um rio, Oduduá cair o conteúdo do saco, era terra, logo após, ele também tirou do saco uma galinha,esta passou a ciscar e a terra se espalhou pelo mundo, Oduduá torno-se então o rei da terra.
Obatalá voltou furioso a Olorum  perguntou onde estava o saco, foi castigado e proibido de beber vinho, porém recebeu por bondade de Olorum a missão de criar os homens com barro e soprar neles o fôlego da vida.
Assim os Iorubás entendem que Oduduá criou a terra e Obatalá criou os homens.  

Lembrando que Mitologia é uma ciência que estuda os mitos dentro das tradições e culturas. Caso só compreendessemos mito como mentira, faria sentido uma ciência que chamasse Estudo da mentira? ;)

Comentários

Postagens mais visitadas