Professores discriminados pela religião durante concurso ganham indenização: Rastafarismo, Panafricanismo e Racismo Religioso







Olá, prof. Ed falando. faz tempo que não escrevo uma postagem somente para o blog, realmente o canal do youtube nos deixa uma pouco mais preguiçoso apesar de ser mais fácil alcançar um público porém, o trabalho com gravação e edição são as vezes maiores do que pensava (mas é legal ver o resultado).

Posteriormente vou fazer um video do #Comentando sobre essa notícia e sobre o grupo Rastafari, estou preparando um video sobre uma série que reassisti recentemente e pesquisando um pouco sobre o grupo do movimento Rastafari e é impressionante como as coisas vão se cruzando.


O QUE ACONTECEU?

Segundo o excelente site Conjur"Obrigar candidatos a cargo público a retirarem vestes religiosas na hora da prova contraria a liberdade de crença. Com esse entendimento, a juíza Érica Lourenço de Lima Ferreira, da 4ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, condenou a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) a indenizar dois rastafáris por danos morais em R$ 20 mil depois de um episódio de discriminação.
A ação de indenização por danos morais foi ajuizada por dois integrantes da Ordem de Melquisedec, congregação também conhecida como Ethiopia Africa Black International Congress. Eles relataram que foram constrangidos por suas vestimentas religiosas quando participavam de um concurso público para admissão de professores na rede estadual de ensino, feito pela Acafe em setembro de 2013."

 A situação por si só já é constrangedora de si falar, quando vemos que grupos religiosos que são sabatistas e possuem maior aceitação conseguem o seu direito de não fazer prova aos sábados em concursos e tudo mais, embora não seja o foco da questão aqui, mas digo isso para atentar na questão a intolerancia religiosa (também, podendo ser caracterizado como racismo cultural e/religioso).
QUEM É A ORDEM DE MELQUISEDEC?

Eu particularmente não sou muito conhecer de Biblia, não tenho muito interesse apesar de saber da importância para entender muitos processos da nossa sociedade. É importante frisar, que a Bíblia é um livro sagrado como tantos outros,  sendo somente a visão de um povo sobre os outros povos, sejam amigos ou não e também. Melquisedec, é uma figura singular que aparece em algumas citações bíblicas sendo um Rei-Sacerdote, ainda na época do patriarca judaico, Abraão, que lhe presta referencia e paga dizimo. E a ordem de Melquisedec é uma ordem muito antiga de sacerdotes. Encontrei várias referencias e explicações sobre essa figura e suas aparições tanto na Torá Judaica como no Testamento Cristão, eu vou deixar um vídeo com uma explicação do grupo Ensinamento de Sião ( segundo o site do grupo definem-se como O Ministério Ensinando de Sião (AMES, Brasil ‒ www.ensinandodesiao.org.br) é uma instituição de ensino bíblico, composta por não-judeus, descendentes de judeus e judeus. Apregoamos o ensino e a obediência aos Escritos judaicos da Torá (Pentateuco), dos Neviim (Profetas), dos Ketuvim (escritos) e da Brit Chadashá (Nova Aliança – Jr 31:31). 


A fala é muito elucidativo e bem didático para compreender uma possível origem dessa chamada Ordem Melquisedeque. Embora essa seja uma só visão e não é mesma do grupo da notícia em questão, pelo menos não  encontrei nada relacionado sobre a origem da Ordem.

O QUE É A ETHIOPIA AFRICA BLACK INTERNACIONAL CONGRESS.?
Agora é que as coisas ficam interessante (pelo menos para min). O site eabic, em tradução livre trás a seguinte definição do movimento :  "O Congresso Internacional Etiópia da África Negra (E.A.B.I.C) foi fundado e estabelecido em 1º de março. 1958, pelo mais honrado rei Emmanuel Charles Edwards O Senhor Servo, O Cristo Negro em Carne; Levar Liberdade, Redenção, Repatriação Negra Internacional, com Reparações - Direitos Humanos e Justiça Humana para Todas as Nações de Todas as Pessoas, através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigos 1-30."

A ideia do grupo é a repatriação das pessoas Pretas e seus descendentes à África, ou seja, todos aqueles que estão fora da África devem retornar a ela como verdadeira nação e lar. A ideia tem haver com outro movimento chamado Panafricanismo, também, um movimento repatriação ao povo Preto, surgido no início do século XX, tendo Marcus Garvey como seu principal propagador nas Américas e pelo mundo. 

QUEM SÃO OS RASTAFARI?

O rastafarismo é uma movimento religioso, que ficou muito conhecido através do cantos Bob Marley, e também pela preconceituosa visão do uso da cannabis. A cannabis é usada pelo grupo em um contexto religioso, fazendo parte assim de sua doutrina e prática religiosa, assim como o chã da Ayaushaca, ou chá do santo Daime, que falaremos em outro momento. Um vídeo bem legal sobre o movimento, sua definição e quem é rastafari, nada melhor que seus integrantes para se definirem.

  O programa NAÇÃO da TVE do Rio Grande do Sul,  produziu um vídeo bem legal sobre o movimento Rastafari.







Espero que vocês tenham gostado, procurem ai se informar, melhor lembrando. Que racismo e discriminação e intolerância são crime e enfeia. 

Abrçs.

Ps. Voltaremos ao assunto em outro momento. 

Dicas de sites: 

http://cepapa.blogspot.com

https://rastafari-christ.webs.com/

Comentários

Postagens mais visitadas