Êxtase Religioso: Estados Alterados da Consciência (8º e 9º anos)

Olá, prof. Ed falando. Ano de 2019 começando e o ano letivo terminando. Devo confessar que 2018 foi bastante produtivo, apesar dos atropelos e acúmulos de leituras (rs), desenvolvemos bastante atividades, dentro do que estava no cronograma. Tivemos na escola Rio Caeté um projeto que nas devidas proporções permitiu que levasse aos alunos uma visão não europeizada sobre a cultura a antiga Kemet (Antigo Egito), mas devido falta e recursos a execução ficou diferente, mas a falta de recursos adiou para uma nova tentativa esse próximo ano, mas com a mesma perspectiva, infelizmente as fotos foram perdidas no HD.  Mas, vamos aos últimos tópicos do Ano que estavam no planejamento, mas foram sendo empurrados para o final.


Para 8º e 9º anos



Êxtase Religioso: Estados Alterados da Consciência


A palavra Religião em uma de suas origens vem do latim religare e significa uma religação com uma realidade superior (transcendente, ou seja, aquilo que está acima da nossa realidade material). Há várias maneiras registradas na história da humanidade em que esse contato ou experiência com algo considerado superior(divino).   Falar com anjos, contato com espíritos de antepassados, aparições de santos em paredes, incorporação, possessão, transe religioso etc : são categorias que podemos definir como Estados Alterados da Consciência (EACs) ou Estados Superiores de Consciência  EACs podem ser definidas como estados mentais que um ou mais indivíduos são colocados por algo ou alguém, seja através de dança, gestos, palavras ou substâncias e o induz a ter uma compreensão/experiência da realidade.


CARACTERÍSTICAS DA EACS

    1 – Alteração no pensamento: muda a memória, concentração, os julgamentos, podendo ocorrer esquecimento do momento.
    2- Alteração das emoções: os sentimentos mais íntimos podem aparecer
     3 – Alteração Corporal: mudar a forma como anda, fala e se expressa
     4 – Alteração da percepção: durante a experiência o tempo e o espaço são percebidos de maneira diferente.
    5 – Compreensão de ideias e sentimentos: ter um esclarecimento sobre algo que não conseguia compreender sobre si ou outra pessoa.
    6 – Renovação, rejuvenescimento: sendo algo que eleva ao superior/transcendente, sendo positiva a experiência, pode trazer ressignificações construtivas





 Esses tipos de experiências estão presentes nas mais variadas culturas e tradições religiosas. Em cada uma delas há um objetivo e uma forma de conduzir a experiência que tende a ser mais controlada ou não. E, ao estudarmos e observarmos essas manifestações não devemos classifica-las ou discrimina-las de acordo com nossas crenças e sim como o próprio grupo ou povo fundamenta, ou seja, explica. 






Obs: Demonização é a prática muito comum dentro de algumas igrejas cristãs, consistindo em associar outras religiões e suas crenças com a algo maligno em que acreditam existir. Esse tipo de discurso provoca atos de intolerância religiosa, atos discriminatórios, piadas ofensivas, atos de ódio e violência. Ter ou não uma crença religiosa é um Direito Humano.



SÉRIE ÊXTASE: Ritos Sagrados


Essa série televisiva tem o registro de importantes movimentos religiosos nascidos no Brasil e que são bastantes peculiares. Porém, é sempre bom observar alguma fala que possa ser corrigida ou complementada, afinal estamos falando de produção jornalística.



Comentários

Postagens mais visitadas