ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO (CIENCIA DA RELIGIÃO) - NARRATIVA MITOLÓGICA E MITO DO HEROI - 6 AO 9 ANO E EJA

 




MITO DO HEROI: Um tipo de mito muito comum entre os povos é chamado de Mito do Herói, ou Herói mitológico, que conta a história de um ser humano diferente dos outros ou mesmo uma divindade que vive uma aventura de transformação que nos ensina sobre os caminhos que percorremos ao longo da vida.

Exemplo: Hercules, Hórus, Orfeu, Gilgamesh, Mahyra Tupi-Guaraní entre outros.


1    O primeiro passo é o MUNDO COMUM. Isso significa que a plateia é introduzida ao universo familiar do herói. 

2    O segundo passo é o famoso CHAMADO PARA A AVENTURA. Que é aquele momento em que a jornada é oficialmente disparada, daquele momento em diante o herói precisa cumprir determinada tarefa, ou alcançar determinado objetivo, e a partir desse objetivo você terá a transformação dele.  

3    O terceiro passo é a RECUSA DO

CHAMADO. Isso quer dizer que o herói não vai aceitar logo de cara a aventura, e muitas vezes é muito mais cômodo a gente continuar operando de uma maneira familiar pra gente do que ter que mudar.

4    O quarto passo é o
ENCONTRO COM O MENTOR
. Nesse momento o herói recebe ajuda de um personagem que é especialista no problema dele, ou seja, o herói vai. E o mentor pode ser um animal, pode ser um bebê, pode ser mais de uma pessoa.

5    O quinto passo é a TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR. Nesse momento o Herói já saiu de seu mundo comum e está adentrando o mundo extraordinário promovido pela aventura que vai provocar aquela transformação de caráter que a gente quer.


6    O sexto passo é chamado de PROVAS, ALIADOS E INIMIGOS. E aqui ocorre um o Aumento de Tensão. Então o Herói, nos obstáculos que ele enfrenta para alcançar seu objetivo, é cada vez mais forçado a se transformar, testado e desafiado.  

7    O sétimo passo é a APROXIMAÇÃO DA CAVERNA SECRETA. Então aqui o Herói vai questionar a sua aventura e a sua necessidade de ter saído lá do seu universo comum.

8    O oitavo passo é A PROVAÇÃO. Nesse momento o herói vai passar por um momento muito difícil causado pelos questionamentos que ele teve no passo anterior. É aquele momento em que tudo dá errado e o herói corre um perigo real de se lascar.

9    O nono passo é a RECOMPENSA. Então o herói venceu aquela provação do passo anterior e agora está muito mais seguro e pleno em relação a sua transformação. O herói deixou de ser uma pessoa marginalizada em sua sociedade e passou a ser vangloriado.

10 – O décimo passo é o RETORNO. Então o herói precisa aqui sair do mundo extraordinário que promoveu sua transformação e voltar para aquele mundo comum do primeiro passo.

11 O décimo primeiro passo é A RESSURREIÇÃO. Dessa vez ele derrotou de vez o antagonista (inimigo), ou se reconciliou com alguém, conseguiu o par romântico. A questão        é      que aqui seu caráter      está transformado. 

12 O último e décimo segundo passo é O RETORNO COM O ELIXIR. Aqui o nosso herói chega a sua comunidade, sua família, ao seu mundo familiar, porém desta vez ele está transformado, e esse é o Elixir. Às vezes esse elixir de fato é algo que vai ajudar sua comunidade, às vezes é a lição que ele aprende.



ATIVIDADE RECOMENDADA

1 - CRIE UM PERSONAGEM E CRIE UMA AVENTURA UTILIZANDO AS ETAPAS DA JORNADA DO HEROI

2- A PARTIR DA JORNADA DO HEROI UTILIZE ALGUMAS DAS ETAPAS PARA CONTAR UMA NARRATIVA BASEADA EM ALGUM EVENTO OU FATOS DA SUA VIDA


VIDEOS 



OUTRA COISA QUE DÁ PRA EXPLORAR SÃO OS PADRÕES DE PERSONAGENS QUE APARECEM NAS TRAMAS A PARTIR DO CONCEITO DE ARQUÉTIPO. QUE DEIXAREI NA PROXIMA POSTAGEM... ABRÇS

Comentários

Postagens mais visitadas