ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO (CIENCIA DA RELIGIÃO) - NARRATIVA MITOLÓGICA E MITO DO HEROI - 6 AO 9 ANO E EJA
MITO DO HEROI: Um tipo de mito muito comum entre os
povos é chamado de Mito do Herói, ou Herói mitológico, que conta a história de
um ser humano diferente dos outros ou mesmo uma divindade que vive uma aventura
de transformação que nos ensina sobre os caminhos que percorremos ao longo da
vida.
Exemplo: Hercules,
Hórus, Orfeu, Gilgamesh, Mahyra Tupi-Guaraní entre outros.
1 – O primeiro passo é o MUNDO COMUM. Isso significa que a plateia é
introduzida ao universo familiar do herói.
2 – O segundo passo é o famoso CHAMADO PARA A AVENTURA. Que é aquele
momento em que a jornada é oficialmente disparada, daquele momento em diante o
herói precisa cumprir determinada tarefa, ou alcançar determinado objetivo, e a
partir desse objetivo você terá a transformação dele.
3 – O terceiro passo é a RECUSA DO
CHAMADO. Isso quer dizer que o herói não vai
aceitar logo de cara a aventura, e muitas vezes é muito mais cômodo a gente
continuar operando de uma maneira familiar pra gente do que ter que mudar.
ENCONTRO COM O MENTOR. Nesse momento o herói recebe ajuda de um personagem que é especialista no problema dele, ou seja, o herói vai. E o mentor pode ser um animal, pode ser um bebê, pode ser mais de uma pessoa.
5 – O quinto passo é a TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR. Nesse momento o
Herói já saiu de seu mundo comum e está adentrando o mundo extraordinário
promovido pela aventura que vai provocar aquela transformação de caráter que a
gente quer.
6 – O sexto passo é chamado de PROVAS, ALIADOS E INIMIGOS. E aqui ocorre um o Aumento de Tensão. Então o Herói, nos obstáculos que ele enfrenta para alcançar seu objetivo, é cada vez mais forçado a se transformar, testado e desafiado.
7 – O sétimo passo é a APROXIMAÇÃO DA CAVERNA SECRETA. Então aqui o
Herói vai questionar a sua aventura e a sua necessidade de ter saído lá do seu
universo comum.
8 – O oitavo passo é A PROVAÇÃO. Nesse momento o herói vai passar por
um momento muito difícil causado pelos questionamentos que ele teve no passo anterior.
É aquele momento em que tudo dá errado e o herói corre um perigo real de se
lascar.
9 – O nono passo é a RECOMPENSA. Então o herói venceu aquela provação
do passo anterior e agora está muito mais seguro e pleno em relação a sua
transformação. O herói deixou de ser uma pessoa marginalizada em sua sociedade
e passou a ser vangloriado.
10 – O décimo passo é o RETORNO. Então o herói precisa aqui sair do mundo extraordinário que
promoveu sua transformação e voltar para aquele mundo comum do primeiro passo.
11 – O décimo primeiro passo é A RESSURREIÇÃO. Dessa vez ele derrotou de
vez o antagonista (inimigo), ou se reconciliou com alguém, conseguiu o par
romântico. A questão é que aqui
seu caráter
está transformado.
12 – O último e décimo segundo passo é O RETORNO COM O ELIXIR. Aqui o
nosso herói chega a sua comunidade, sua família, ao seu mundo familiar, porém
desta vez ele está transformado, e esse é o Elixir. Às vezes esse elixir de
fato é algo que vai ajudar sua comunidade, às vezes é a lição que ele aprende.
ATIVIDADE RECOMENDADA
1 - CRIE UM PERSONAGEM E CRIE UMA AVENTURA UTILIZANDO AS ETAPAS DA JORNADA DO HEROI
2- A PARTIR DA JORNADA DO HEROI UTILIZE ALGUMAS DAS ETAPAS PARA CONTAR UMA NARRATIVA BASEADA EM ALGUM EVENTO OU FATOS DA SUA VIDA
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