FUTEBOL, POLÍTICA E RELIGIÃO NÃO SE DISCUTEM?

 

HABILIDADE: (EF06ER19MG) INVESTIGAR OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DAS RELIGIÕES

 


 

Caso você já tenha ouvido essa frase o que você pensa dela? Bem, em todo o caso nas aulas de ensino religioso as religiões devem ser discutidas, sim. Inclusive as não-crenças. A religião é algo que mexe com as emoções e somos ensinados a  compreender a nossa crença como únicas e verdadeiras, quer dizer alguns são ensinados. Porém, com a filosofia e a ciência é possível sim discutir qualquer coisa, porém, com argumentos e racionalidade. Ou seja, não posso discutir nada que não entenda, ou corro o risco de fazer julgamentos errados e que não considera a diversidade de visões de mundo que nossa sociedade possui. No caso da religião ou religiões temos uma manifestação humana, ou fenômeno humano que possui grande influência nas culturas e que possui semelhanças e diferenças e também estruturas comuns que podem nos ajudar a estuda-las. É importante dizer que estudar uma religião ou religiões diferentes da sua não quer dizer que você vai deixar de acreditar no que acredita. Muito das pessoas que não possuem religião são aqueles que tem mais facilidade e curiosidade em conhecer as diferentes formas de crenças pois não se colocam limites que determinada visão religiosa pode nos dar. Vamos ver agora alguns desses elementos.


 

1 – Mito: nos estudos das religiões os mitos são as narrativas que as religiões utilizam para explicar a realidade, diferentemente da visão racional cientifica, as religiões utilizam a linguagem mitológica, ou seja, narrativas que contam a origem de algo com um elemento fantástico. Por exemplo: ressuscitação, espíritos que visitam e protegem os vivos, abrir um mar no meio etc. Essas são histórias religiosas que possuem valor de realidade para quem acredita nelas e podem explicar sobre a visão de determinado grupo.

 

2 – Símbolos: Os mitos possuem uma linguagem própria que é cheia de símbolos, os símbolos religiosos são extremamente importantes para compreender ideias religiosas pois neles estão marcadas ideias das crenças e religiões. Por exemplo: A Cruz Cristã, A Cruz (Ank) Egípcia, Menorah Judaico, Etc.

 

3 – Ritos e rituais: Como os mitos, ou narrativas são importantes para as religiões e crenças, toda crença religiosa possui e tenta resgatar e viver de novo aquele momento especial narrado pelos mitos, é isso que chamamos de Rito. Já os rituais são as práticas e as regras em si. Por exemplo: A santa ceia é repetida todo o domingo nas missas católicas, O dom de língua do pentecostes é repetido nos cultos de igrejas evangélicas, nas religiões afro-brasileiras e africanas o ato de colocar comida na encruzilhada repete o mito que fala sobre os alimentos dados aos ancestrais etc.

 

  

Existem muitos outros




elementos que podemos utilizar para estudar uma religião, mas esses já nos ajudam a começar a entender como algumas religiões e práticas religiosas acontecem e se fundamentam, ou seja, há uma explicação dentro das próprias religiões para seus atos e práticas.

 

QUAL O PROBLEMA?

 

O problema é que somos ensinados a ver a fé dos outros a partir do elemento da nossa crença ou religião, considerando que temos uma. E então, os elementos e as explicações que as religiões dão para as outras podem gerar pensamentos errados, incompletos e ser usados para expressar ações e atos de intolerância e racismo. Relacionar determinadas crenças com crimes e atos de maldade etc.

 

MAS PORQUE ACONTECE ISSO?

 

Bem, aí vai depender de vários fatores entre eles controle dos fiéis, históricos do grupo. etc.

 

 

ATIVIDADE:

 

1 – De acordo com o texto, o que são Mitos?

 

 

 

 

2 – Qual a relação entre Mitos e Ritos?

 

 

 

 

3 – Pesquise 1 significado dos termos Preconceito e Intolerância.

 

 

 

 

 

4 – Na sua opinião, após essas informações você acha que dá para estudar uma religião sem ser intolerante ou preconceituoso?

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas