Preconceitos e Discriminação (8 e 9 ano) parte 3

 EUGENIA E O RACISMO CIENTIFICO (SEC. XIX)






Afirmamos anteriormente que o racismo não foi uma criação europeia, porém, a teoria de raças, foi algo pensado e elaborado pelas universidades e outras instituições que elaboraram ideias supostamente baseadas em estudos científicos para justificar seus
preconceitos. Ou seja, vemos que a ideia de orientais, nativo americanos (Indígenas) e africanos serem inferiores, sai da ideia religiosa, para o campo da ciência. E essas ideias serão também ensinadas nas escolas. Pois, nas chamadas colônias, as escolas vão ter papel de educar a população conforme as ideias do colonizador (invasor), ensinando, por exemplo, que você pertence a uma população inferior que não pode aprender nem construir nada e o deve agradecer aos europeus. Essas ideias foram aplicadas tanto nas escolas brasileiras quanto nas africanas. Quem nunca ouviu a frase, “brasileiro não faz nada que preste!” “Brasileiro não gosta de trabalhar!?”Com a publicação da obra de Charles Darwin, A origem das espécies, as universidades europeias, aplicaram as ideias de Darwin de que as espécies de seres vivos se adaptaram ao meio ambiente, e os mais fortes sobrevivem a chamada seleção natural. Essas ideias aplicadas à sociedade vão ser a base para estudar outros povos e dizer que são menos evoluídos conforme explicou Darwin, a essas ideias damos o nome Darwinismo Social. EUGENIA é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-
1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como "o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente". O termo "eugenia" é anterior ao termo "genética". Desde seu surgimento até os dias atuais, diversos historiadores, filósofos e sociólogos declaram que existem diversos problemas éticos sérios na eugenia, como a discriminação de pessoas por categorias, pois ela acaba por rotular as  pessoas como aptas ou não aptas para a reprodução.
O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a ter um movimento eugênico organizado. A Sociedade Eugênica de São Paulo foi criada em 1918. O movimento eugênico brasileiro foi bastante
heterogêneo (dividido), trabalhando com a saúde pública e com a saúde psiquiátrica. Uma parte, que pode ser chamada de ingênua ou menos radical, do movimento eugenista se dedicou a áreas como saneamento e higiene, sendo esses esforços sempre aplicados em relação ao movimento racial.
Propunha o fim da imigração de não brancos, e "prestigiar e auxiliar as iniciativas científicas ou
humanitárias de caráter eugenista que sejam dignas de consideração". Medidas que visavam a impedir a miscigenação, higienismo e eugenismo se confundem, no Brasil.



O QUE É DEMOCRACIA RACIAL (?)

O Brasil foi construído utilizando durante toda a sua história mão de obra escravizada, ou seja, desde quando os europeus invadiram essas terras eu intuito era escravizar mão de obra e explorar riquezas. Os nativos foram os primeiros e posteriormente os africanos, durante todo esse tempo milhares de pessoas morreram nesse processo de escravidão. Durante 300 anos os africanos chegaram aos milhares no Brasil, e no final do século vinte em 13 de maio de 1888, o Brasil estava “independente” de Portugal, sofrendo pressões dos outros países, foi assinado uma lei que acaba com o regime de escravidão, porém, essa lei não dava nenhuma garantia para essas pessoas que passaram a vida toda como escravizadas. Inclusive, foram criadas lei que proibiam suas práticas e manifestações culturais, aquisição de terras, educação, empregos e tudo mais. Os negros-africanos e seus descendentes saíram das senzalas e foram para as favelas e periferias, com péssimas condições de vida e trabalho. E isso reflete até hoje. Mas no início do século XX surgiu a ideia de que somos um país mestiço, por isso, não tínhamos racismo como em outros países, éramos, uma democracia racial, aonde todos tem oportunidade iguais independente de origem, cor e religião. Mas será mesmo?!




ATIVIDADE 3 - TESTE DE PESCOÇO: Observe nos lugares que frequenta, fazendo o recorte de cor: qual as características físicas das pessoas que moram no centro da sua cidade e das pessoas da periferia. Anote as suas reflexões e observações e compartilhe.
 
“Sim, nós somos todos humanos. Mas não, não somos todos tratados de maneira igual.”
“Só o fato de ser mulher, por exemplo, você já não tratado como igual, imagine então, mulher e negra?”
 

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