Preconceitos e Descriminações (8 e 9 ano) parte 2

RAÇA E RACISMO E TEORIA DE RAÇAS

Entre as ideias que os europeus vão espalhar depois nas igrejas, universidades e escolas é a chamada teoria de raças, em que determinadas populações serão consideradas inferiores. O racismo não é uma criação europeia, porém, a forma como se espalhou pelo mundo ideias sobre determinadas populações deve-se principalmente ao pensamento colonizador (invasor) europeu. Vejamos os conceitos de raça e racismo segundo o autor Silvio Almeida.

RAÇA: termo usado para fazer classificações, seu uso para classificação de seres humanos é um fenômeno da chamada modernidade (meados do século XVI). Um termo que muda com o tempo de acordo com determinados interesses. Devido a questões relacionadas ao uso do temo raça, hoje, usa-se o termo ETNIA, ou ÉTNICO, que significa grupo, povo, civilização, quando queremos nos referir a determinados povos, ou também o termo étnicoracial. REGISTROS DE RAÇACaracterística biológica: identidade racial atribuída por algum traço físico.Característica Étnico-Cultural: identidade associada à origem geográfica, religiosa, língua etc. (racismo Cultural)

RACISMO: forma organizada de DISCRIMINAÇÃO que tem a RAÇA como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertencem.

PRECONCEITO RACIAL: juízo baseado em estereótipos (padrões preconceituosos) acerca de indivíduos que pertencem a um determinado grupo racializado. 
DISCRIMINAÇÃO RACIAL: é atribuir tratamento diferencial a membros de grupos racialmente identificados 
DIRETA: é o repúdio ostensivo a indivíduos ou grupos, motivado pela condição racial. É um conceito incompleto, pois uma atitude de discriminação racial desse tipo pode ser confundida com outras ideias, como por exemplo o bullying
INDIRETO: processo em que a situação específica de grupos minoritários socialmente é ignorada – discriminação de fato – ausência de intenção explicita de discriminar pessoas. Podendo acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma. 
POSITIVA: possibilidade de atribui tratamento diferenciado a grupos historicamente discriminados com o objetivo de corrigir desvantagens causados pela DISCRIMINAÇÃO NEGATIVA, que se trata daquela que exclui indivíduos da sociedade

CONCEPÇÕES DE RACISMO

INVIDUALISTAsegundo essa visão não haveria sociedades ou instituições racistas, mas indivíduos racistas, que agem isoladamente ou em grupo, seria uma irracionalidade. Não haveria racismo, mas sim preconceito e não vê questões políticas organizadas dentro dessas práticas, ou seja, ideias organizadas e posições de determinados grupos. Brincadeiras por exemplo, que podem ser tratadas como bullying ao invés de racismo.

ESTRUTURALResulta de toda estrutura que as instituições socais representam, e as políticas que elas mantem. As instituições são racistas porque a sociedade é racista. Estrutura: social, política, econômica, midiática. A sociedade ela é formada por uma série de conflitos: classe, social, sexuais etc. A estrutura é mantida com uma relação de poder determinados grupos sobre outros


 

 Atividade - Leia as noticias abaixo e indique que tipo de racismo foi cometido






R: ______________________________




 R: _______________________________


R:________________________________

Atividade 02 - Diante do que leu até aqui descreva alguma situação de Preconceito racial por conta da aparência, religião etc. que você viveu ou presenciou.
 


 
 

Comentários

Postagens mais visitadas