Marcelo Gleiser e o prêmio Templeton: a ciência e espiritualidade. pode isso?!

Prof. Ed. falando bem, esse postagem rápida vai ser a primeira de comentários sobre algumas notícias relacionada ao fenômeno religioso e afins.

No último dia 19 de março o conhecido professor Marcelo Gleiser, cosmólogo e físico teórico, ganhou o prêmio Templeton, como se diz por ai, algo parecido com o prêmio Nobel, segundo o site da fundação: "Estabelecido em 1972, ele é entregue a uma pessoa viva que, na opinião dos juízes, "fez uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos". Em um rápida leitura, descobri que o prêmio nem devia ser comparado ao Nobel, devido a uma treta do criador da premiação, sentia que a organização do Nobel ignorava a espiritualidade em suas premiações.

Marcelo Gleiser, em seu trabalho costuma falar bastante sobre como o pensamento religioso, ou a idealização mistico-religiosa, aponta para ideias que a ciência posteriormente acabou comprovando. Apesar de parecer inovador, o que Gleiser faz é resgatar a ideia de uma ciência espiritual que árabes e africanos, principalmente a cultura Kemetica-Cushita (Egito-Núbia) possuíam, o conhecimento da racional da natureza está aliado a nosso verdades que vão do universo maior (macrocosmo) ao menor acontecimento (Microcosmo) uma máxima que ficou conhecida pela figura de Toth(tehuli) que devia foi Agregado (tornado o grego, inventei essa. rsrsrs) Hermes: "O que está no alto é como o que está embaixo", algo para os cristãos como: "assim na terra como no céu".

 A ciência contrário a religiosidade, parte de uma construção europeia e de um processo de atrito entre a concepção católica-cristã europeia e os desenvolvimento e descobertas científicas dentro da europa, claro que esse contexto influencia até a hoje quando falamos do conflito entre religião e ciência. 
Mas, o que nota-se é a restrição a concepção de senso-comum entre cristianismo desenvolvido da europa e a ciência, logo a visão de religião como sistema legitimo, gira em torno de Cristianismo, principalmente. Porém, devemos alongar a visão que a religiosidade cristã é só uma maneira de olhar as coisas com suas (cosmovisão). 

Professor Marcelo Gleiser, parabens pela premiação. deixo com vocês o link do canal dele no you tube e um pouco sobre o prêmio e um vídeo dele falando sobre religião e ciência. Abrçs. Estudem e nos sigam no youtube.

Nosso Canal (hehehe)

https://www.youtube.com/channel/UCzRMEint3WvtZFJkqGo3zEg?view_as=subscriber



Sobre o prêmio Templeton:



Sobre Ciência e Religião.



Canal do M. Gleiser

https://www.youtube.com/channel/UC7Ibd8DnwTwDN7oBmx7eFfQ



Imagens: retiradas da internet, todos os direitos reservados aos seus respectivos autores.(não me processem)

Comentários

Postagens mais visitadas