A árvore Ancestral (Ancestralidade Africana)

Olá prof. Ed falando. Esse texto que utilizo, citando a fonte lá no final, são a base para dicussão em sala de aula sobre ancestralidade e como isso está ligado a cosmovisão em África. Tenho utlizado como recurso um video editado do filme Pantera Negra, destando as principais cenas em que o filme destaca esse conceito.

Ancestralidade é o conceito-chave na Cosmovisão (visão de mundo) Africana, e é através desse conceito que o movimento cultural de busca de sua raiz africana no Brasil. A ancestralidade é um dos principais elos dentro das religiões de Matriz Africana (Candomblé, Umbanda etc.) é ela que regula as práticas sociais e religiosas.

Entre seus principais princípios está:
* princípios da inclusão social,
* respeito às diferenças,
* convivência sustentável ser humano/ Meio-Ambiente,
* respeito à experiência dos mais velhos,
* na complementação dos gêneros,
* na diversidade,
* resolução dos conflitos,
* vida comunitária 







Baobá

A árvore é um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais. Os velhos baobás africanos de troncos enormes suscitam a impressão de serem testemunhas dos tempos imemoriais As árvores “(…) estão associadas a ìgbá ì wà ñû – o tempo quando a existência sobreveio – e numerosos mitos começam pela fórmula ‘numa época em que o homem adorava árvores’…”. Na cosmovisão do povo yorubá (Conhecido como Nagôs no Brasil) têm na simbologia da árvore um de seus temas recorrentes. Na sua cosmogonia (mitos que explicam a criação do Mundo) a árvore surge como o princípio da conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material. As árvores “(…) estão associadas a ìgbá ì wà ñû – o tempo quando a existência sobreveio – e numerosos mitos começam pela fórmula ‘numa época em que o homem adorava árvores’…”.

 É símbolo de Ancestralidade, as raízes do Baobá representavam os ancestrais da comunidade, os quais, como as raízes da árvore, também estavam firmes na terra e em suas origens continuavam participando da vida do grupo, auxiliando-os em importantes decisões e um dia reencarnariam para retornarem ao seu clã. O tronco eram as crianças em crescimento, indo em direção ao ápice de suas vidas. Galhos e folhas significavam o amadurecimento, e as folhas, ao caírem, retornando ao solo para alimentar as raízes, davam continuidade ao ciclo.

Comentários

Postagens mais visitadas