Algo sobre doutrina religiosa, imanência e transcendência. (7 ao 9 ano)




DOUTRINA  

Vivemos num mundo carregado de “ismos”: teísmo, ateísmo, panteísmo, panenteísmo, politeísmo, monoteísmo, dualismo, pentecostalismo, espiritualismo, animismo, humanismo... A palavra “ismo” vem do grego ismós e pode, entre outros usos, significar doutrina. A experiência religiosa, em geral, é o primeiro estágio para a criação de um movimento religioso com o passar do tempo vários fatores levam a uma certa quantidade de crenças e podemos chamar isso de: Doutrina religiosa - podendo ser definido como o conjunto de princípios que sustentam um sistema religioso. 

Exemplos

• O ESPIRITISMO KARDECISTA acredita que em um ser supremo e criador, uma inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O ser humano possui um princípio inteligente que se chama Espírito. O corpo morre, e espírito permanece. Mesmo sendo um movimento ocidental, segue ideias das religiões orientais, ensinando que a pessoa morre, e o seu espírito reencarna (renasce) em outro corpo. Isso acontece várias vezes para ir se aprimorando.  

• TAOÍSMO: o Yim e Yang, são dois príncípios estão presentes no universo, sendo opostos e complementares. Yim é suavidade; O yang é rigidez, e ambos são parte um do outro. O ser humano deve buscar a harmonia consigo mesmo e com a mundo ao redor. Ser como água que flui e se adapta ao meio em que está. Tao ou Dao é o princípio da ordem universal. Tao que dizer caminho. Através dele, é possível ter uma vida equilibrada. 

• CONFUCIONISMO:  ensina que devemos melhorar o mundo através da melhoria das relações sociais. Quem está acima deve garantir o bem-estar de quem está abaixo. Em outras palavras, os confucionistas buscam uma vida de virtudes, onde a família seja harmoniosa e o estado, bem organizado. Seguem os ensinos do filósofo chinês Confúcio ou K'ung-fu-tzu, também conhecido como Mestre Kong.



• ISLAMISMO, Alah é considerado o Ser único e supremo, que se revelou por meio dos seus profetas. Também acredita na existência de anjos. Há também uma espécie de espírito maligno, conhecido como Iblis. O ser humano é um pecador que precisa de arrependimento. Todos possuem uma alma imortal. As pessoas morrerão e, um dia, ressuscitarão. Acreditam que é preciso seguir uma vida correta assim como o profeta Maomé, que descreveu como seguir a vida correta no livro chamado Alcorão ou corão (recitar) 


IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA.

A iminência está ligada à realidade material que é captada pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza acima do mundo material conhecido.  

Esses dois conceitos são dimensões da existência humana e permeiam a manifestação do sentimento religioso. Dentro da Ciência da Religião são conceitos chaves para compreender a maneira como os fenômenos acontecem.

- Iminência: relaciona-se como a pensamentos religiosos que veem o Mundo e como a própria divindade, ou seja, os elementos da natureza são uma manifestação ou manifestações de seres e forças "sobrenaturais". Aqui, a concepção da ideia divino não se separa da matéria, tudo é divino. 


- Transcendência: Aqui a ideia de um ser supremo, criador e governante do mundo, ou seja, um Ser Superior separado da matéria que foi responsável por criar, transcender significa superar os limites, entenda-se por limite a matéria, uma relação ao ser humano, acima do nosso limite de carne e ossos.

 Obs: é bom lembrar que muitas vezes iminência e transcendência surgem dentro de um mesmo movimento. Jesus cristo segundo a teologia cristã católica era o próprio deus transcendente encarnado, em carne. Na Índia  existem vários avatares do deus Vishnu. E o príncipe Khrisna Embora sejam termos antagônicos (contrários), os dois complementam-se, já que a explicação de um se torna mais clara com a explanação do outro.

   
  



Adaptado do texto de Francisco Porfírio disponível em https:// brasilescola.uol.com.br/filosofia/imanencia-transcendencia.htm
Fonte da imagem: http://www.institutopinheiro.org.br/wp-content/uploads/jedaismo.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas